quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A "culpa" é "nossa"

Nós latinos americanos descendentes das tribos nativas com certeza somos os culpados pelo atual cenário socio-político em que se encontra tanto o Brasil quanto a América Latina.
Somos nós os responsáveis por não termos rechaçado logo de primeira qualquer tentativa de diálogo com os povos europeus.
Somos culpados de tentarmos negociar com esses povos extrativistas e escravocratas.
Somos culpados de termos criado uma civilização nova com o cruzamento das raças, civilização esta cujo idioma oficial era uma variação do Tupi até pelo menos metade do século 18.
Somos culpados por permitirmos que leis oriundas da Europa nos governasse pelos tempos da colônia.
Somos culpados por termos permitido que se fizesse no Brasil um império.
Somos culpados por permitir que pessoas que não eram de nosso território se apossasse de léguas e léguas de terras de nossos ancestrais.
Somos culpados por mesmo depois de consolidada a República termos deixado tantas pessoas com privilégios ainda dos tempos coloniais.
Somos culpados por respeitarmos as leis feitas pela nova "elite" deste antigo território.
Somos culpados por gostarmos de sermos livres, simples, e de grande apego com a natureza.
Somos culpados por permitirmos que viessem novas levas de estrangeiros enquanto os antigos habitantes eram expulsos de suas terras.
Somos culpado por acreditarmos na paz e na boa ação vinda dos poderosos.
Somos culpados pela nossa própria ingenuidade.
Somos culpados por termos vivido e sobrevivido.
Somos culpados por sorrirmos.
Somos culpados por termos tesão.
Somos culpados por sermos atraentes.
Somos culpados pelos estrangeiros que vieram pra cá não terem chacinado o povo nativo a exemplo do que fizeram os invasores na América do norte.
Somos culpado por termos miscigenado nosso sangue para criar um novo povo planetário.
Somos culpados por aceitarmos que os partidos políticos governem a nação, ao invés do povo.
Somos culpados por permitirmos que a privatização explore o Brasil, ao invés do equilíbrio ambiental e financeiro a favor do povo.
Somos culpados por queremos um carro novo a cada 4 anos. Por queremos uma TV nova, porque é LCD. Por querermos consumir futilidades enquanto nos roubam oportunidades e minerais.
Somos culpados por nos sujeitarmos a esta constituição que só beneficia os ricos.
Somos culpados de permitir que esta nova nação tivesse concentrado seus recursos e educação na região Sul e Sudeste em detrimento das demais.
Somos culpados por permitir que os militares tomassem o controle do país em momentos "chaves" da história.
Somos os culpados pela TV e demais mídias brasileiras manipularem a informação a favor de uma elite parasita.
Somos culpados por permitir que o dinheiro público financie quase todos os empreendimentos particulares do país, inclusive as próprias privatizações das estatais.
Somos culpados pos achar normal que emissoras como a Globo não cumpra seus deveres de educadora, ou que não pague seus impostos.
Somos culpados por não termos como controlar as urnas eletrônicas.
Somos culpados por pagarmos todos os nossos impostos.
Somos culpados por permitir que candidatos sejam eleitos utilizando o excesso de votos de um outro.
Em suma, nós descendentes dos povos tradicionais da América e do Brasil somos os culpados por permitirmos o direito à propriedade privada. Pois por trás de qualquer propriedade particular tem a marca do sangue dos nossos ancestrais.
Somos culpados por aceitarmos a polícia como mantenedora da paz social, enquanto nós cidadãos civis temos que andar desarmados.
Somos culpados por aceitarmos a injustiça em nossas terras.
Somos culpados por termos RG, CPF, Título de Eleitor e etc.
Somos culpados por usarmos a tecnologia.
Somos simplesmente culpados...

E aí? É isso que o discurso anti-índios quer ouvir de nós nativos americanos? Estamos vivos, e somos o Brasil. Somos muito mais do que nos ousam julgar. Somos a força e a história deste continente, e não precisamos nos envergonhar por sermos humildes e alegres. Nossa alegria só é violada quando nos tiram o direito à dignidade, e hoje companheir@s, ainda hoje, muitos dos que moram no Brasil querem nos tirar isso. Os discursos são variados, mas a finalidade é a mesma, lucro para os mais ricos e estrangeiros, e opressão para os humildes e nativos. Qualquer um que tenha um nome quase impronunciável tem mais direitos do que um brasileiro "mestiço". Nossa sociedade ainda é racista e preconceituosa, principalmente por parte dos segmentos de nomes "trava-lingua", no discurso destes o nativo mais antigo é culpado por não ter enriquecido, não percebendo eles que o maior valor da vida está em viver dignamente, e não enriquecer. Ter amigos e não concorrentes, ser saudável e não guloso.
Pois é, somos filhos de Deus acostumados à liberdade, sem rotinas, sem patrões, sem desigualdades... há quem diga que isso é utopia ou passado, mas dizem isso porque não conhecem o Povo Brasileiro, não conhecem as nossas histórias, nossas lendas, nossas alegrias. Não conhecem nossas "culpas".

Élder Vieira
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário