quarta-feira, 3 de março de 2010

Eleições 2010, em quem confiar???

A eleição de 2010 para presidente está numa situação muito difícil, porém as discussões estão se centrando em Dilma e Serra, mas vale lembrar caríssim@s internautas que outros nomes serão candidatos à presidência.
A situação no Brasil está difícil, o povo está sem perspectivas. Como podemos confiar no PT depois de todos estes escândalos? Como confiaremos nos partidos que sempre governaram o Brasil no passado? Ainda acredito que as pessoas devem se candidatar para buscar o bem estar da população, porém não é bem isso que ocorre, basta ver o luxo e os altos salários que os "companheiros" partidários ostentam.
Pessoalmente ainda não sei em quem votarei, nas últimas eleições preferi me ausentar a participar deste imenso circo que virou as urnas eletrônicas, onde um único chip é capaz de burlar nossas escolhas, mas uma coisa digo, é mais fácil eu votar em branco do que na Dilma, pois seus posicionamentos a favor da destruição da natureza desde que isso gere lucros e receitas para o governo é por demais “mortífera” para um indígena brasileiro.
A Marina é uma outra opção à presidência, e apesar de ter uma saúde "frágil", ela tem firmeza o suficiente para acreditar em seus ideais e persistir em sua luta.
Desses todos, pessoalmente não conheço nenhum, por mim a Heloísa Helena seria candidata, para esta sim daria meu voto, não por conhecê-la, mas também por admirá-la, mas... A vida é assim mesmo, e ela não está mais no "ringue" presidencial, sobrando algumas poucas caras tentando nos convencer pela mídia.
Desde criança ouço falar no Lula, ele era tido como a esperança do povo, a estrela que brilha pela justiça, etc., etc., mas... mais uma vez a vida mostra seu lado, e o partido que antes era o símbolo da resistência se entregou aos caprichos da corrupção como meio de se manter numa posição que o próprio povo os tinha colocado. Burrice? Talvez... ou só canalhice mesmo.
Enquanto jornalista da sociedade civil participei da 1ª Confecom, o evento é um marco na política democrática brasileira, e se por acaso algumas das medidas forem implantadas, que sejam as que distribui os recursos públicos para os pequenos produtores. As pessoas estão falando sobre censura, como se o governo fosse implantá-la de novo, mas na verdade a censura sempre existiu, pois a mídia só mostra o que ela quer.
No papel de um descendente dos Tupi-Guarani sou sempre a favor do Brasil e dos brasileiros, e sei que uma bolsa-esmola é uma humilhação imposta aos pobres. Um conterrâneo de meu pai já cantava no século passado: "Mas doutor uma esmola, para um homem que é são, ou lhe mata de vergonha, ou vicia o cidadão". Não dá mais para aceitar a criação de mecanismos de captação de votos, enquanto vivemos num país que se automatiza constantemente, desempregando mais e mais pessoas, e não criando estruturas de cooperativas populares que possam abraçar a mão de obra disponível no Brasil (sem falar na riqueza dos minérios que são explorados por outras nações em nosso próprio território).
Os especialistas mostram que a economia nacional melhorou nestes anos em que o "PT" está governando, porém caríssim@s, os índios continuam perdendo suas terras e sendo assassinados pelos mandantes do "agronegócio"; o rio São Francisco continua morrendo enquanto o projeto de transposição avança; o salário dos professores continua uma miséria; o ensino público continua aprovando os alunos (mesmo que estes sejam semi-analfabetos no segundo grau); a violência continua alarmante de "cabo a rabo" no Brasil; a maconha continua sendo proibida - o uso e o plantio em casa- mesmo sendo as drogas o "carro-chefe" da violência no Brasil; a justiça continua morosa e defendendo os seus "coligados"; a saúde pública continua um matadouro; as industrias continuam poluindo rios, mares, lençóis freáticos, a terra e o ar; a "peixada" ou QI (quem indique) continuam indicando pessoas “amigas” a cargos e beneficiando-os em editais "públicos"; e etc., etc. e tal.
Então, o Brasil melhorou? depende de pra quem... Talvez tenha melhorado para os mafiosos que estão envelhecendo e apodrecendo dentre da política nacional, mas sejamos sinceros, quem hoje em dia não tem medo de sair nas ruas? Precisamos de uma democracia verdadeira, e não mais essa roubalheira que vem destruindo nosso planeta desde 1500... Como diria o cantor baiano Edson Gomes : "Democracia, vem libertar esse povo brasileiro, democracia, vem libertar, vem libertar"...

Élder Vieira
Jornalista

2 comentários:

  1. Interessante seu ponto de vista..
    Não deixar que o mesmo desânimo que sentimos com toda essa esculhambação
    atrapalhe nosso senso critico, nosso poder de análise/escolha das coisas que nos "cerca"...
    abraços!

    ResponderExcluir