sábado, 31 de julho de 2010

Ser um despreparado consciente.

Dia desses um colega me convidou para participar de uma “reunião de cúpula” do partido dominante da cidade de Camaçari. Mas antes deste dia, fomos à inauguração do comitê de um candidato às eleições deste ano para o cenário político baiano na esfera federal.

Conversa vai, conversa vem, o tempo passou e acabou a noite. Dias depois ele me diz que não estou preparado para o partido, pois é preciso que eu vá primeiramente trabalhar nas reuniões de base. Foi aí que percebi qual é a preparação deles. Descrevo para que saibas o passo a passo da “preparação”, e possas conscientemente continuar despreparado.

A 1ª regra da preparação é esquecer a sua história pessoal e a de seus ancestrais.

A 2ª regra é botar um véu nos olhos e fingir que a corrupção não existe e que todos no partido são heróis.

A 3ª regra é não acreditar em nenhum escândalo descoberto, já julgado e condenado.

A 4ª é não acreditar na pobreza e nos pobres que está espalhada por todas as cidades e lugares.

A 5ª regra é repetir para si mesmo que os buracos nas estradas, os esgotos a céu aberto, e a destruição de todo o ecossistema natural e original são pequenos detalhes sem maiores preocupações.

A 6ª regra consiste em acreditar em TUDO que a “cúpula” decidir.

Entre outras regras têm a de NÃO TER OPINIÃO, NÃO ASSISTIR JORNAL, e talvez a principal de todas: ACREDITAR QUE O CANDIDATO TE DARÁ UM BOM CARGO PÚBLICO DEPOIS QUE GANHAR AS ELEIÇÕES.
Desta maneira percebi que SER DESPREPARADO É SER LIVRE.

Se descondicione; Se desprepare; E acredite que os homens e as mulheres LIVRES são capazes de grandes mudanças. Se nos Estados Unidos da América, que são os grandes defensores da DEMOCRACIA, é permitido se candidatar sem estar vinculado a nenhum partido, está mais que na hora desta prática também ser possível no Brasil.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Copa, Eleições, Copa

Eleições Presidenciais 2010, além de governadores e deputados.
Uma coisa é certa nestas eleições, quem ganhar tem a responsabilidade de preparar o Brasil para receber a Copa 2014 (se o mundo não acabar em 2012, como dizem alguns).

A quantidade prevista de turistas que vem para o Brasil na Copa 2014 ultrapassa a casa dos milhões, e todo o país deve se preparar para receber tanta gente num período curto de tempo. A Copa do Mundo de Futebol pode durar um mês "apenas", mas as ações de preparação devem começar desde agora.

12 Estados Brasileiros vão ter o privilégio de sediarem os jogos da Copa, mas é necessário que as ações direcionadas para o turismo se expandam para além das cidades sedes dos jogos.

O ministério do Turismo já avisou que irá criar formas de atrair os turistas para as áreas de preservação permanente como os parques florestais, mas sendo o Brasil um país tão hospitaleiro e com tanta efervescência cultural, é necessário criar outras ações políticas que insiram as cidades de cada Estado no roteiro turístico de sua região.

Este é o momento de todos os parlamentares, governadores e Presidente acionarem seus poderes para beneficiar a população de seus Estados e da União como um todo, independente dos resultados das eleições.

No momento em que escrevo estas palavras estou na cidade de Camaçari, distante 40km de Salvador, e percebo que apesar da proximidade com a capital baiana, a cidade não dispõe de infra-estrutura hospitaleira e de transporte para 10 mil turistas. O que fazer então? Se preparar.
A primeira ação necessária e urgente que percebo é a de revitalizar o transporte ferroviário de passageiros que ligava a estação da Calçada em Salvador até a cidade de Juazeiro da Bahia (posteriormente até Afrânio-PE). O “trem do sertão” serviu à população brasileira por mais de cem anos, e hoje é sub-aproveitada para o transporte de minérios, madeiras e produtos químicos e petroquímicos. Cabe ao atual governador baiano pedir a revitalização da linha, e se possível colocar um “trem-bala” para dinamizar o transporte dentro da Bahia.

No século 19 muitas cidades brasileiras por onde passavam as linhas de trem cresceram e prosperaram com o intenso comércio e interação entre os municípios e os principais centros economicos regionais e nacionais. Com a decadência do transporte ferroviário de passageiros no Brasil, para valorizar o caríssimo e antiecológico transporte rodoviário, muitas destas cidades perderam uma grande fonte de renda comercial, além do atrativo turístico. Esta com certeza é a oportunidade do governador perceber que o Estado da Bahia vai muito além de Salvador, e que o turismo pode ser uma excelente fonte de renda para todos os municípios por onde o trem de passageiros voltar a passar.

Atualmente a divisão do turismo na Bahia é focada mais no litoral, de norte a sul do Estado, e em alguns outros pontos como Chapada Diamantina e as águas do Velho Chico. Mas considerando a história de nosso Estado, o primeiro do Brasil, está mais que na hora de recriar as condições necessárias para que o fluxo turístico que vem visitar nosso Estado possa ser redirecionado para os municípios.


Recentemente o governo criou o projeto de uma nova ferrovia para a Bahia, mas apenas para o carregamento de minérios. Transporte público de passageiros continua nas mãos das empresas de ônibus, valorizando apenas algumas poucas empresas petrolíferas, que se beneficiam da produção de petróleo e seus derivados, como o asfalto.

Nas propagandas os governantes de todas as esferas (Federal, Estadual e Municipal) se vangloriam de tantas façanhas, se mostram tão inteligentes, solidários e prestativos, que esperamos sempre que seja mais que falácias escritas por um assessor influenciado pelos interesses comerciais, tendo a como principal meta conquistar a confiança dos eleitores para depois os abandonar.

Cada pessoa antes de escolher seu candidato deve analisar criticamente cada proposta dos atuais candidatos e candidatas. Vejam quais estão preocupados em integrar sua cidade e região às rotas turísticas para a Copa 2014, vejam quais estão preocupados com o sistema ferroviário de passageiros por TODO o BRASIL. Vejam quais respeitam o
Brasil enquanto UNIDADE FEDERATIVA. Vejam quantos respeitam você e suas singularidades...

Lembre-se que as pessoas em quem você votar, se vencerem, eles que votarão nas leis que permitem diminuir de 30 para 15 metros as áreas com árvores plantadas nas beiras dos rios (Área de Preservação Permanente), mesmo tão recentemente o Brasil ter sofrido com as enchentes em Pernambuco e Alagoas, aonde os rios, que quase não tem mais árvores plantadas em sua beira, invadiram as cidades causando imensa destruição.São esses candidatos que aprovam convênios que gastam uma fortuna asfaltando uma cidade com uma camada superfina, para na primeira chuva terem que refazer todas as obras, gastando outra fortuna de nossos impostos.

Esses mesmos candidatos constroem novas escolas e hospitais, mas não oferecem um bom salário para a categoria. Esses candidatos dão uma bolsa mensal para muitas famílias, mas não disponibiliza os recursos para a pessoa ter uma vida digna e honesta, ganhando seu salário justamente com o fruto do seu trabalho; São esses mesmos candidatos que aprovam aumento nos salários deles mesmo de tantos mil reais a mais, enquanto o Povo Brasileiro recebe 10, 20, ou 30 reais de aumento, que no final nem
muda muito, já que tudo o mais aumenta também.

O discurso do governo é que o povo está mais rico hoje em dia, que as pessoas estão podendo comprar outros bens, pois bem, eu sou povo, e o que vejo são milhares de pessoas com prestações de 2, 3, 4 anos para pagar uma geladeira, uma TV, um fogão, um carro, uma moto, e se vêm obrigadas a pegar um empréstimo num banco, se sujeitando a juros astronômicos... Basicamente o Povo Brasileiro está endividado com as prestações. Então minhas irmãs e meus irmãos, olhem para os seus candidatos além das siglas dos partidos e das aparências físicas, e busquem apoiar quem tem uma proposta que ajude a construir uma Nação que beneficie ao Povo, que trate o povo com o devido respeito, e que utilize os plebiscitos nacionais para escutar a opinião da população sobre os temas polêmicos, como a legalização da maconha, assistência do SUS para o aborto, entre outros.

Agora, se algum candidato quiser comprar o seu voto com dinheiro ou favores, pegue o dinheiro, mas na hora de votar não precisa votar nele. Lembre-se, o voto é secreto. E é um Direito seu.

Copa, Eleições, Copa... Este ano a eleição promete... que deixo a vós este poema:

A única pesquisa de voto verdadeira
É o resultado das urnas.
Todo voto vale a pena.

Marcos Élder Vieira

Jornalista